quarta-feira, 18 de setembro de 2013

JOSÉ DO EGITO

José.JPG
                                             "ESTE É O SIMBOLO DA TRIBO DE JOSÉ"
  • Enquanto José estava na prisão, o Faraó se vê atormentado por sonhos que nenhum sábio do Egito é capaz de interpretar. Nos sonhos do rei, sete vacas magras devoravam sete vacas gordas e sete espigas de milho secas e mirradas devoravam sete espigas de milho cheias. O copeiro-chefe, já restituído de suas funções, conta ao Faraó sobre um hebreu com quem ele conviveu na prisão que é capaz de interpretar sonhos. O Faraó pede que tragam José à sua presença.
  • Sob inspiração divina, José interpreta os sonhos do Faraó, afirmando que as sete vacas gordas e as sete espigas de milho cheias simbolizavam sete anos de fartura no Egito, e as sete vacas magras e as sete espigas secas e mirradas simbolizavam sete anos de fome. A "inspiração divina" pode ser entendida como o artefato "mágico" que ajuda o herói a cumprir sua prova.
  • Impressionado com a sabedoria do hebreu, o Faraó dá um anel a José (símbolo da heroicidade) e o nomeia governador (ou Adon) do Egito.
  • Vitória do herói: José casa-se com Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, e assume o posto como o mais poderoso homem do Egito, submisso apenas à autoridade do Faraó. O casamento também pode ser entendido como a recompensa do herói e simbolizar o pacto feito entre o hebreu e o rei do Egito.
  • José de escravo se torna governador do Egito.

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover