Assista o vídeo no final da matéria |
Em pouco mais de uma hora e meia, o diretor Simon Hartog, falecido em 1992, expõe a obscura criação da Rede Globo de Televisão. Custeada por dinheiro público pelo governo civil-militar, na década de 1960, a Globo vai ao ar como uma empreitada de Roberto Irineu Marinho, um homem de negócios, que viu na ditadura uma oportunidade comercial.
A obra, entretanto, não se limita a contar a história da criação de um dos maiores grupos midiáticos do mundo. John Ellis, o coprodutor que lançou Cidadão Kane após a morte de Hartog, destaca a influência que as Organizações Globo tiveram ao longo das últimas décadas na sociedade brasileira.
Episódios famosos, como as eleições do Estado do Rio de Janeiro, em 1982, a campanha das Diretas Já, em 1984, e talvez o mais famoso deles, a eleição presidencial de 1989, em que houve a fatídica edição do debate entre Lula e Fernando Collor de Mello, crucial para a vitória deste último, colocam em debate as consequências da força que a mídia tem sobre a opinião pública.
Bom, sem mais delongas, assista o documentário que a Globo tentou sem sucesso banir do Brasil:
FONTE: EXERCITO UNIVERSÁL
Nenhum comentário:
Postar um comentário