sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"REPORTAGEM"


Assista o vídeo no final da matéria
Uma obra controversa. Assim pode ser definido o documentário inglês Muito Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane, 1993, 105 min. Simon Hartog). Coproduzido pela BBC inglesa, a maior rede de televisão do mundo, que até hoje nega sua coautoria, a produção põe o holofote num dos episódios mais nebulosos e importantes do Brasil: a origem, ascensão e prestígio das Organizações Globo.

Em pouco mais de uma hora e meia, o diretor Simon Hartog, falecido em 1992, expõe a obscura criação da Rede Globo de Televisão. Custeada por dinheiro público pelo governo civil-militar, na década de 1960, a Globo vai ao ar como uma empreitada de Roberto Irineu Marinho, um homem de negócios, que viu na ditadura uma oportunidade comercial.

A obra, entretanto, não se limita a contar a história da criação de um dos maiores grupos midiáticos do mundo. John Ellis, o coprodutor que lançou Cidadão Kane após a morte de Hartog, destaca a influência que as Organizações Globo tiveram ao longo das últimas décadas na sociedade brasileira.


Episódios famosos, como as eleições do Estado do Rio de Janeiro, em 1982, a campanha das Diretas Já, em 1984, e talvez o mais famoso deles, a eleição presidencial de 1989, em que houve a fatídica edição do debate entre Lula e Fernando Collor de Mello, crucial para a vitória deste último, colocam em debate as consequências da força que a mídia tem sobre a opinião pública.


Bom, sem mais delongas, assista o documentário que a Globo tentou sem sucesso banir do Brasil:
FONTE: EXERCITO UNIVERSÁL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover