terça-feira, 12 de junho de 2012

"AMOR"

   
O significado do verdadeiro amor
Muito se fala sobre o amor. O amor entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre Deus e os homens. Em diversas esferas o encontramos presente, pelo menos na teoria. Existem controvérsias sobre o verdadeiro significado do amor. Confunde-se o amor com paixão, com sentimentos e até com sexo. Mas qual o verdadeiro significado do amor?


Para quem acredita em Deus e na Bíblia Sagrada, temos no texto de 1 Coríntios 13 uma definição bem clara do que é o verdadeiro amor. Muitos ao lerem o texto não acreditam em seu significado pois o acham impossível de ser vivido por homens.

Ouço relato de
muitas pessoas que afirmam ter experimentado desse amor. Eu mesmo sou testemunha viva de que ele existe, e que se trata do único e verdadeiro amor, o amor de Deus. A Bíblia diz que Deus é amor. Também diz que a vontade de Deus é que sejamos parecidos com Ele. Se Ele é a própria expressão do amor, e Ele quer que sejamos parecidos com Ele, será que não podemos viver e experimentar do verdadeiro amor descrito em 1 Coríntios 13? Claro que podemos.

Nos últimos anos têm surgido alguns filmes, vídeos e músicas que refletem um pouco de como é o verdadeiro amor. Filmes como Diário de uma paixão e Um amor para recordar, retratam bem o que quero dizer. A Bíblia diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja. Como Cristo amou a igreja? Dando sua vida por ela. Esse é o chamado amor sacrificial. Você pode me questionar: então o marido deve amar a esposa a ponto de dar sua vida por ela? Sim. Essa é a perfeita vontade de Deus.

Mas se esse amor existe, e é possível, porque tantos casamentos acabam em divórcio, tantos pais maltratam e até mesmo estupram os filhos, e a humanidade parece estar tão longe de praticar esse amor em seu dia a dia? É simples. A Bíblia fala que nos últimos dias o amor de muitos se esfriariam. Isso significa que quando a pessoa resolve viver sua vida independente de Deus, ela está seguindo um caminho contrário ao do amor, pois Deus é amor. Voltando à pergunta do por que casamentos acabam em divórcios, a resposta mais sensata seria porque essas pessoas não conheceram nem experimentaram o verdadeiro amor, pois não possuem Deus como Senhor de suas vidas. Na verdade são guiadas por seus próprios desejos egoístas.

Se você não está entendendo nada do que estou falando, ou se está achando que sou louco, basta ler o próprio texto bíblico, que fala sobre o verdadeiro significado do amor. Em outra postagem quero voltar nesse tema, explicando com detalhes o significado de cada trecho dessa definição.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba.” 1 Coríntios 13:4-8.

Por que trazer esse tema aqui no
Melhor a Cada Dia? Por que não tem como sermos alguém realmente melhores se não vivermos o verdadeiro amor. Como diz a Bíblia, do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Reflita a cada dia sobre como está sua comunhão com o Deus de amor, e se a luz desse Deus, que é o amor, está sendo manifesta em sua vida.

Deixo a vocês dois vídeos. O primeiro retrata bem como Jesus Cristo manifestou todas as características do amor verdadeiro. O segundo mostra a gratidão de alguém que reconhece o amor de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover