sábado, 16 de fevereiro de 2013

"METEORO NA RÚSSIA"


Milhares de janelas partidas, paredes de fábricas caídas, redes móveis danificadas, quase 3000 edifícios afetados, incluindo a arena de gelo Uralskaya Molniya. As autoridades russas estão a contabilizar os danos causados pelo meteoro que na sexta-feira rasgou o céu na região de Cheliabinsk e estimam já prejuízos de mil milhões de rublos (cerca de 25 milhões de euros).
A estimativa foi avançada pelo governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, citado pela agência russa Interfax.
“Os danos já ultrapassam os mil milhões [de rublos]. Só na arena de gelo Uralskaya Molniya estamos a falar de 200 milhões de rublos”, disse Mikhail Yurevich, revelando que este pavilhão de desportos de Inverno ficou com traves danificadas.
As autoridades russas revelaram ainda que 30% das janelas partidas em habitações e fábricas já foram substituídas. Colocar novas janelas é urgente, dadas as baixas temperaturas na região. 
O Presidente russo, Vladimir Putin, deslocou entretanto uma equipa de 20 mil trabalhadores para as operações de limpeza na região de Cheliabinsk, a 1500 km de Moscovo.
São 1200 feridos, sendo 289 crianças, segundo as últimas informações, 40 pessoas permanecem internadas em hospitais. 

Apesar da dimensão do fenômeno e de viverem na região cerca de um milhão de pessoas, o meteoro causou sobretudo danos materiais e apenas ferimentos ligeiros na maioria dos atingidos.O Ministério do Interior russo deu conta de apenas dois feridos graves.

Cientistas estimam que, quando entrou na atmosfera, o meteoro teria cerca de 15 metros de diâmetro e entre 10 e 40 toneladas de massa. Chegou a uma velocidade de 30 quilómetros por segundo, desintegrou-se incandescente devido ao atrito com o ar e despejou vários meteoritos sobre o solo. Um deles recortou um círculo perfeito, com alguns metros de diâmetro, num lago congelado onde foi cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover